comunidade: PRAÇA DA VÁRZEA – ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO POPULAR

Outubro 27, 2008 at 10:23 pm Deixe o seu comentário

por LEONARDO lemos

A praça Pinto Damaso, popularmente conhecida como Praça da Várzea, foi palco, na década de 1960, de manifestações pedagógicas e culturais que era a marca do Movimento de Cultura Popular (MCP)

Na década de 1960, o governo da cidade do Recife, através do então prefeito Miguel Arraes, deu início a um processo inovador de educação e cultura para a população: o Movimento de Cultura popular. Nomes como Paulo Freire e Abelardo da Hora fizeram parte de um time de intelectuais que se propuzeram a repensar a educação e a administração da cultura ao povo, dando destaque às manifestações culturais mais genuínas de nossa população.

Diversos intelectuais passaram a se reunir na sede do MCP, no Sítio da Trindade, e lá planejar as ações voltadas para cultura e educação. Como palco desse movimento, foram idealizadas e construídas (ou adaptadas), diversas praças na cidade, com o intuito de unir esporte, lazer, cultura e educação num mesmo espaço. Entre elas, a praça da Várzea e da Torre, que preservam até hoje paucos, espaços para xadrez e dama e palcos para apresentações.

O MCP foi extinto no ano de 1964, com o golpe militar. Apesar disso, até hoje a Praça da Várzea preserva a característica de espaço para a cultura e cidadania. Toda semana grupos de música se reunem na praça, além das mais variadas manifestações culturais e populares do bairro.

About these ads

Entry filed under: comunidade, cultura, notícias. Tags: .

comunidade: VÁRZEA – HÁ QUASE 50 ANOS ESTIMULANDO AS MANIFESTAÇÕES DO BOI AGENDA: o que acontece na Várzea de 03 a 10 de novembro

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem vindo à Agência de Notícias Várzea do Capibaribe

Esse projeto é um trabalho dos alunos de jornalismo da UNICAP, através das cadeiras “Edição" (sob orientação do Professor Vlaudimir Salvador), e Comunicação Visual1″ (sob orientação da Professora Carla Teixeira). O objetivo é promover comunicação relevante dentro da comunidade e da comunidade para a sociedade, através da veiculação de notícias e prestação de serviços a partir da ótica dos moradores. A Agência passa a existir para proporcionar à Várzea um espaço que é construído por pessoas da própria localidade, que estão próximas ao cotidiano e desejam falar o que vêem e o que sentem sobre o bairro e sobre o mundo.

Categorias

Outubro 2008
D S T Q Q S S
    Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: