comunidade: VÁRZEA – HÁ QUASE 50 ANOS ESTIMULANDO AS MANIFESTAÇÕES DO BOI

Outubro 27, 2008 at 9:49 pm Deixe um comentário

por GLYNNER brandão

Desde 1962 as manifestações de bumba meu boi já estavam presentes no bairro da Várzea. Neste ano, Arlindo Cabral, conhecido por seu Dida, fundou o grupo de cultura popular “Burra da Várzea”. O tempo passou e a Burra cresceu. Dessa forma, passou a influenciar e estimular a formação de outros grupos ligados à mesma temática.

Dessa experiência, foi criado o também grupo de manifestação popular Boi Teimoso. Em 27 de junho de 1988, Isaac Rocha e Luís Ferreira, criavam um brinquedo popular que viria a fazer uso, de um lado, do humor e da irreverência e, de outro, da temática social, do estudo político e do combate ao racismo, ambos para expressar suas inquietações e formas de entender a arte popular.

Os desfiles nas ruas tornaram-se cada vez mais comuns e as apresentações no segundo sábado de dezembro e no carnaval viraram tradição no bairro. Dessa maneira, os personagens já conhecidos, a exemplo da Morte, do Capitão, aquele que com sons de apito conduz o ritmo da apresentação, e do integrante fantástico, a Caipora, somaram-se a outros.

Em 2006, foi criado o Mané Ceguinho, personagem que associa “inclusão social” a deboche. É o que explica Ferreira: “o ceguinho é um olheiro do governo”. Por um lado, o personagem é incluído socialmente, já que sendo um contratado do governo possui trabalho. Entretanto, acrescenta Ferreira, também é vitimado; haja vista que como “portador de deficiência não pode enxergar ‘totalmente a realidade’ e se tornar um olheiro, na concepção denotativa do termo”.

Atualmente, o Boi continua crescendo. Além das tradicionais apresentações de dezembro e do carnaval, participa do Encontro do Boi, organizado pela Federação do Boi, no Pátio de São Pedro. Além disso, comemora, anualmente, pelas ruas do bairro, seu aniversário. Tudo, sempre regado a muita música e apresentações dos personagens. Hoje, são cerca de 10 instrumentos musicais diferentes na orquestra do Teimoso, como rabeca, clarinete, pandeiro, saxofone, trompete, alfaia, reco-reco, triângulo, tarol, ganzá, surdo e zabumba, e 10 personagens diferentes.

Entry filed under: agência de notícias VÁRZEA DO CAPIBARIBE, comunidade, cultura, notícias. Tags: .

Bem vindo ao site da Agência de Notícias da Várzea do Capibaribe comunidade: PRAÇA DA VÁRZEA – ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO POPULAR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem vindo à Agência de Notícias Várzea do Capibaribe

Esse projeto é um trabalho dos alunos de jornalismo da UNICAP, através das cadeiras “Edição" (sob orientação do Professor Vlaudimir Salvador), e Comunicação Visual1″ (sob orientação da Professora Carla Teixeira). O objetivo é promover comunicação relevante dentro da comunidade e da comunidade para a sociedade, através da veiculação de notícias e prestação de serviços a partir da ótica dos moradores. A Agência passa a existir para proporcionar à Várzea um espaço que é construído por pessoas da própria localidade, que estão próximas ao cotidiano e desejam falar o que vêem e o que sentem sobre o bairro e sobre o mundo.

Categorias

Outubro 2008
S M T W T F S
    Nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d bloggers like this: